terça-feira, 26 de março de 2013

Ergonomia - Mapa de risco

Mapa de risco



O que é?


Mapa de Risco é uma representação gráfica de um conjunto de fatores presentes nos locais de trabalho (sobre a planta baixa da empresa, podendo ser completo ou setorial), capazes de acarretar prejuízos à saúde dos trabalhadores: acidentes e doenças de trabalho. Tais fatores têm origem nos diversos elementos do processo de trabalho (materiais, equipamentos, instalações, suprimentos e espaços de trabalho) e a forma de organização do trabalho (arranjo físico, ritmo de trabalho, método de trabalho, postura de trabalho, jornada de trabalho, turnos de trabalho, treinamento, etc.)”.


Para que serve?

Serve para a conscientização e informação dos trabalhadores através da fácil visualização dos riscos existentes na empresa.
Reunir as informações necessárias para estabelecer o diagnóstico da situação de segurança e saúde no trabalho na empresa.
Possibilitar, durante a sua elaboração, a troca e divulgação de informações entre os trabalhadores, bem como estimular sua participação nas atividades de prevenção.






segunda-feira, 25 de março de 2013

Percusso do líquido cefalorraquidiano

líquido cefalorraquidiano é produzido nos plexos coroides e uma pequena parte nos ventrículos laterais.
Esse líquido vai preencher todo o II ventrículo e através dos forames interventriculares vai para a região do diencéfalo, cai no III ventrículo, passa no aqueduto cerebral, chega na fossa romboide, passa por canalículos para o espaço subaracnoídeo  seguindo assim, para todo o sistema nervoso e uma parte do líquido volta para o espaço para ser absorvido.



domingo, 17 de março de 2013

Classificação dos processos biológicos da cicatrização

Processo inflamatório

Alguns autores classificam de uma forma mais completa dividindo o processo inflamatório em cinco fases principais:
  1. Coagulação
  1. Inflamação
  1. Proliferação
  1. Contração da ferida
  1. Remodelação

Coagulação
O início é imediato após o surgimento da ferida. Essa fase depende da atividade plaquetária e da cascata de coagulação.
Ocorre a liberação de produtos. Substâncias vasoativas, proteínas adesivas, fatores de crescimento e proteases.
A formação do coágulo coapta as bordas feridas e cruzam a fibronectina, oferecendo uma matriz provisória.

Inflamação

A inflamação depende de mediadores químicos, das células inflamatórias, como os leucócitos polimorfonucleares (PMN), macrófagos e linfócitos.
Os PMN são responsáveis pela fagocitose das bactérias.
O macrófago fagocita as bactérias, desbrida corpos estranhos e direciona o desenvolvimento de tecido de granulação.
Os linfócitos com suas linfocinas, tem importante influência sobre os macrófagos.
Além das células inflamatórias e dos mediadores químicos, a fase inflamatória conta com o importante papel da fibronectina. Essa adere, simultaneamente à fibrina, ao colágeno e a outros tipos de células funcionando assim como cola para consolidar o coágulo de fibrina, as células e os componentes de matriz. Além de formar essa base para a matriz extracelular, tem propriedades quimiotáticas e promove a psonização e fagocitose de corpos estranhos e bactérias.

Proliferação

É dividida em três subfases:
Reepitelização - Faz - se a migração de queratinócitos não danificados das bordas da ferida e dos anexos epiteliais.
Fibroplasia - Importante na formação do tecido de granulação, a formação do tecido de granulação depende do fibroblasto. O fibroblasto produz elastina, fibronectina, glicosaminogliana e proteases, estas responsáveis pelo desbridamento e remodelamento fisiológico.
Angiogênese - Essencial para o suprimento de oxigênio e nutrientes para a cicatrização.

Contração da ferida

É o movimento centrípeto das bordas da ferida. Uma ferida de espessura parcial não contam com essa fase.

Remodelação

Ocorre no colágeno e na matriz, dura meses e é responsável pelo aumento de força de tensão e pela diminuição da cicatriz e do eritema.



Fonte: MANDELBAUM, S. H et. al. Cicatrização: conceitos atuais e recursos auxiliares, 2003

segunda-feira, 11 de março de 2013

Doença de Parkinson

Parkinsonismo

Define - se por parkinsonismo uma síndrome caracterizada pela presença de bradicinesia, rigidez muscular, instabilidade postural e presença de tremores.
A causa mais comum de parkinsonismo é a doença de parkinson idiopática, que é uma enfermidade neurodegenerativa, causada pela perda neuronal progressiva ao nível da pars compacta da substância negra do mesencéfalo.
Ocorre uma disfunção da via nigroestriatal, com diminuição da concentração de dopamina ao nível dos receptores dopaminérgicos situados no corpo estriato.
Como resultado desta disfunção dopaminérgica, observa - se uma síndrome rígido - acinética, geralmente associada à presença de tremor e com a presença de instabilidade postural.
Em relação ao tratamento clínico, utiliza - se um sérire de drogas que aumentam a concentração de dopamina no sistema nigroestriatal.




domingo, 10 de março de 2013

Arquivos e e-books para download

Acabei de postar novos e-books e arquivos para download:

O livro de imunologia e microbiologia de Jeffrey (clique AQUI),
Novos arquivos e aulas de traumato- ortopedia (clique AQUI),
Resumo de dermato - funcional - sistema tegumentar - aula 1 (clique AQUI),
Atlas de Patologia (clique AQUI),
Livro de parasitologia (clique AQUI),
Processo saúde doença - mecanismo fisiopatológico (clique AQUI),


sábado, 9 de março de 2013

Resumo: Vascularização do encéfalo


Vascularização do encéfalo: 



O fluxo sanguíneo cerebral é muito elevado. Calcula-se que em um minuto circula pelo encéfalo uma quantidade de sangue aproximadamente igual a seu próprio peso. A resistência cerebrovascular depende principalmente dos seguintes fatores: pressão intracraniana, condição da parede vascular, viscosidade do sangue e calibre dos vasos cerebrais.O encéfalo é irrigado pelas artérias carótidas internas e vertebrais, originadas no pescoço, especializadas pela irrigação do encéfalo. Na base do crânio estas artérias formam o polígono de Willis.Existem dois sistemas o sistema carótido interno e sistema vértebro – basilar.No sistema carótido interno, a artéria carótida comum, se bifurca e da origem a carótida interna, que segue um trajeto pelo pescoço, passa pela cavidade craniana, que passa pelo canal carotídeo do osso temporal, atravessando o seio cavernoso, onde ela formará o sifão carotídeo.Em seguida, essa perfura a dura – máter e a aracnoide e divide – se em dois ramos terminais: as artérias cerebrais média e anterior. Além desses dois ramos, mais ramos irão emergi da carótida interna: A artéria oftálmica – emerge da carótida, quando essa atravessa a dura- máter, essa vai irrigar o bulbo ocular e formações anexas. Artéria comunicante posterior – Essa anastomosa – se com a artéria cerebral posterior, contribuindo para o polígono de Willis. Artéria corióidea anterior – Dirigi – se para trás, penetrando no corno inferior do ventrículo lateral, irrigando os plexos coriódes e parte da cápsula interna.Sistema Vértebro – BasilarA artéria subclávia se bifurca em artéria vertebral direita e esquerda, essas percorrem o pescoço pelo forame transverso das vértebras cervicais, perfurando a membrana atlanto – occipital  aracnoide e dura – máter, seguindo para o crânio pelo forame magno. Na face ventral do bulbo fundem – se para forma a artéria basilar. A artéria basilar percorre o sulco basilar bifurcando – se para forma a artéria posterior direita e esquerda.
As artérias vertebrais dão origem também, a art. Espinhal posterior e a art. Espinhal ant. que vão vascularizar a medula.Originam ainda as art. Cerebrais inf. Post., que irrigam a porção inferior e posterior do cerebelo.Além disso, essa emite os seguintes ramos: art. Cerebelar superior – nasce da basilar, logo atrás das cerebrais posteriores, distribuindo – se ao mesencéfalo e parte superior do cerebelo. Art. Cerebelar inf. Ant. – distribui –se a parte anterior da face inferior do cerebelo. Art. Do labirinto – penetra no meato acústico interno, junto como o nervo facial e vestíbulo-coclear, vascularizando a estrutura interna do ouvido.


Tabela de músculos

Meus leitores,

Vocês gostariam de adquirir uma tabela com 106 músculos, descrevendo sua origem, inserção, ação e inervação, para facilitar sua revisão em anatomia? então clique AQUI.


terça-feira, 5 de março de 2013

Novidade

Boa Noite meus leitores, estou de volta!
Desculpe por estar demorando muito para postar novidades, eu estava sem internet esses dias, além de tudo iniciou as aulas e já tenho algumas coisinhas para estudar. Sabe aqueles cursos onlines que postei a pouco tempo, eu fiz o curso de Pilates e já terminei, ganhei um certificado de 20 horas, agora vou colocar em meu currículo e tudo grátis =D
Quem quiser fazer também fazer é só clicar AQUI, aqueles que preferem fazer um curso mais completo, com vídeos aulas e com uma carga horária maior, aproveitando outros benefícios, esse site também tem, mas não será mais grátis. Fica a dica, então aproveitem! =D



Links Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...